Serviço de Cerveja

O serviço de cerveja é um dos mais complicados que pode ter. Não é simplesmente pegar um copo e virar a cerveja, como acontece com a maioria das bebidas.

Cada copo, cada estilo pede um serviço diferente: se espuma muito, se espuma pouco, se o copo é muito estreito, se o copo é mais aberto, se a cerveja tá mais quente do que deveria…

E tem o caso das cervejas refermentadas na garrafa. Isso não tá escrito no rótulo na maioria das vezes, mas acontece com a grande parte das belgas. O fermento fica depositado no fundo da garrafa e não necessariamente faz parte da cerveja, pois tem um sabor diferente, mais amargo, adstringente. Diluído em todo o conteúdo da garrafa pode passar despercebido para os desavisados. Porém, se resolverem dividir a garrafa, o último copo vai ficar com uma cerveja completamente diferente da que o primeiro a ser servido ficou.

Tem gente que toma sem problemas, inclusive por ser rico em vitamina B, mas tem gente que manda trocar a cerveja se o garçon servir o final.

O vídeo, que não está com uma ótima qualidade, mas da pra ver perfeitamente o serviço recomendado para a Duvel, uma das cervejas refermentadas mais conhecidas no mundo, foi feito durante a visita na fábrica, na Bélgica, onde eles tem um bar aberto para os visitantes.

 

Fique à vontade para comentar.